As rotinas do Blackbook são completas, organizadas e adaptadas à realidade da saúde brasileira. Saiba como aproveitar melhor esse conteúdo em seu dia a dia profissional!
Está com dificuldade de encontrar informações completas em fontes confiáveis de pesquisa? O Blackbook pode ser a solução!
Produzido por uma empresa com mais de duas décadas de atuação no mercado editorial de saúde, o app reúne conteúdos completos para profissionais das áreas de Medicina, Enfermagem e afins.
Para “dar vida” às rotinas do Blackbook, convidamos especialistas em suas áreas de atuação, professores com doutorado e grande experiência clínica. Nosso maior objetivo é oferecer aos profissionais da saúde um material escrito a partir de vivência prática e acadêmica – justamente para solucionar as dúvidas que a maioria dos livros não tira.
Esse planejamento criterioso com foco na prática baseada na melhor evidência científica, somado às atualizações constantes, rende uma ferramenta que, de fato, faz a diferença no dia a dia profissional. Neste texto, trouxemos dicas e informações valiosas para você tirar melhor proveito das rotinas do Blackbook. Acompanhe!
Como as rotinas do Blackbook são organizadas?
Cada rotina é dividida em temas e subtemas, que ficam separados por cores e blocos de textos – que se parecem com cards. Você pode marcar como favorito qualquer um desses cards no sistema do Meu Blackbook.
Normalmente, cada rotina conta com tópicos como os listados abaixo.
Pontos-chave
Esse é o resumo do que você vai encontrar na rotina, separados em tópicos curtos e repletos de links para outros conteúdos. Logo que você abre o tema, é o primeiro conjunto de informações que aparece.
O campo dá uma ideia geral sobre o tema e, inclusive, é um dos conteúdos gratuitos do Blackbook, acessível até mesmo para não assinantes.
O que é
Reúne os conceitos e características básicas da doença ou problema clínico, além de suas diferentes formas de apresentação, lista de fatores de risco e possíveis causas. Também inclui fatores agravantes, impacto na saúde individual e coletiva, prevalência, morbimortalidade e outras informações importantes para o tema em questão.
Pode ter um ou mais “cards”, dependendo da complexidade do assunto. Algumas rotinas ainda contam com tabelas e listas nesta primeira aba, para tirar dúvidas do que se trata o tema.
Quando suspeitar
Aqui estão os sinais e sintomas mais comuns em pacientes com essa doença. Também apresenta as formas como ela costuma se apresentar nos diversos níveis de atenção médica – ambulatórios e consultórios, salas de urgência, enfermarias, unidades de tratamento intensivo ou por achados inesperados em exames laboratoriais ou de imagem.
Outras informações importantes são as queixas, história clínica e achados no exame físico, divididas por níveis, como comuns, típicas, raras etc. Quando pertinente, há orientações sobre dados mais relevantes a serem pesquisados na anamnese e no exame clínico.
Como confirmar
Este tópico traz informações seguras e precisas para confirmar ou afastar cada hipótese de diagnóstico, sendo ampliada a história e o exame físico, o uso de critérios e escores específicos ou solicitando exames laboratoriais ou de imagens. Somado a isso, tem dicas sobre a interpretação correta de cada um desses exames.
Em muitos casos, apresenta também uma lista dos diagnósticos diferenciais ou uma descrição resumida dos principais diagnósticos alternativos a serem considerados.
Tratamento
É onde você encontra dados sobre abordagens gerais, orientação ao paciente, tratamento (medicamentoso ou não) para a doença ou situação clínica específica e suas variações e estágios de gravidade.
Na prescrição de medicamentos, além dos esquemas terapêuticos definidos para cada situação, cada um deles vem com o link para seu card na seção de drogas. Nesse local, você consulta rapidamente todas as informações que precisa para uma prescrição segura e adequada para cada paciente específico:
- Adulto;
- Idoso;
- Criança;
- Gestante;
- Pacientes com insuficiência renal ou hepática;
- Entre outros.
Os tratamentos se dividem em abordagens ambulatoriais típicas da atenção primária, situações que exigem abordagem mais especializada, os casos de emergência e os tratamentos nos pacientes com formas mais graves da doença que exigiram internação, inclusive em terapia intensiva.
Também inclui os procedimentos terapêuticos e as descrições dos tratamentos cirúrgicos e quando são indicados.
Estes são os tópicos centrais da maioria das rotinas do Blackbook. Mas há exceções, sobretudo para organizar as condutas e abordagens de outros profissionais de saúde, de acordo com a temática em questão. Por exemplo, você pode encontrar subtemas como:
- Prevenção/profilaxia;
- Coleta de Dados;
- Diagnóstico;
- Planejamento;
- Intervenção;
- Avaliação.
Por que acessar o Blackbook?
Não é só a maior confiabilidade e organização das informações que tornam o Blackbook a melhor ferramenta para suas decisões clínicas – embora sejam dois dos grandes benefícios para usar no plantão, no consultório, com os pacientes internados, para estudar e aprimorar seus conhecimentos.
Reunimos uma série de motivos para adotar o app (ou o Blackbook Web, se assim preferir) como recurso de apoio ao seu dia a dia profissional. Confira!
Rotinas organizadas e com linguagem acessível
Vimos, então, que cada enfermidade ou situação clínica se divide em abas de acordo com as abordagens profissionais. Essa sistematização ajuda a localizar o trecho de informação que você deseja de forma rápida e prática.
A navegação dentro de cada tema é rápida e pode ser feita pelas abas horizontais (o que é, quando suspeitar, como confirmar, tratamento). Mas você também tem a opção de visualizar o menu lateral, que inclui cada subtítulo dos cards e os links.
Note que esses recursos formam uma rede de navegação que permite encontrar rapidamente informações complementares na própria rotina. Você ainda confere em outros temas relacionados ou busca informações sobre cada medicamento citado (doses, apresentações, efeitos colaterais, contraindicações, formas de usar ou de preparar, etc).
Depois de cada consulta a um tema paralelo, basta clicar na seta de voltar (no alto da tela, à esquerda) para retornar onde estava e continuar a pesquisa ou estudo.
Ao longo dos conteúdos das rotinas Blackbook, você também vai notar uma vasta quantidade de imagens para ilustrar os casos clínicos. O acervo contribui para a melhor compreensão dos sinais, sintomas, técnicas de exame físico, exames de imagem, ilustrar o cenário de tratamento, entender o passo a passo de procedimentos diagnósticos ou terapêuticos em questão.
Em alguns tipos de rotinas, como nas dermatoses mais comuns, as ilustrações são essenciais para a compreensão de cada doença.
Também vale o destaque para a escrita concisa, direta e com linguagem acessível dos conteúdos. A ideia é que o profissional em qualquer fase de sua carreira, seja qual for o seu nível de experiência, consiga entender sem ruídos ou confusões.
Conteúdo adaptado à realidade brasileira
Apesar de considerar as abordagens internacionais durante o estudo pré-produção das rotinas do Blackbook, todo o conteúdo é adaptado à realidade brasileira. Ademais, funciona bem tanto para o contexto da saúde pública, no SUS, como no da Medicina privada, em consultórios particulares.
É o que você precisa para tirar dúvidas rápidas durante um plantão, estudar no tempo livre ou aprimorar seus conhecimentos.
Informações sem conflitos de interesse
Assim como em toda a seção de medicamentos, as rotinas do Blackbook não têm qualquer conflito de interesses com a indústria farmacêutica ou de insumos. Este é um grande diferencial do Blackbook, vale ressaltar.
Não há vínculo ou parcerias com laboratórios da indústria farmacêutica ou de insumos, nem com formas ou equipamentos auxiliares de diagnóstico. É um conteúdo totalmente isento e imparcial, baseado apenas em dados técnicos e científicos – escrito, revisado e adaptado à nossa realidade por profissionais de referência.
Ou seja, o conteúdo tem foco em condutas práticas baseadas nas melhores práticas e evidências científicas. Isso quer dizer que você tem total liberdade para ler as informações, conferir as alternativas listadas e tomar decisões de forma autônoma, não enviesada.
Links entre conteúdos
Ao longo dos textos de cada subtema dentro de uma rotina, você encontra links que te redirecionam para conteúdos complementares. Por exemplo, outras condutas clínicas ou até mesmo os medicamentos mencionados na abordagem. Isso permite uma navegação fluida e prática para solucionar as suas dúvidas durante a leitura.
Então, se você estiver no plantão e quiser consultar dados sobre diagnóstico, formas de tratamento, alternativas de medicamentos em uma situação clínica específica, consegue consultar tudo isso rapidamente pelos links – incluindo dados completos para a prescrição.
Busca otimizada e prática
Um dos grandes destaques do Blackbook está na praticidade. A ferramenta de buscas é precisa e retorna os melhores resultados para sua dúvida em instantes. Basta digitar no campo indicado as primeiras letras do que deseja consultar e terá diante de seus olhos os links para o assunto de seu interesse.
Vale lembrar que a busca do app Blackbook funciona offline. Isso quer dizer que, até mesmo quando você estiver sem sinal/dados móveis ou longe do Wi-Fi, conseguirá os resultados da sua pesquisa em instantes e poderá usar o app normalmente. Afinal, todo o conteúdo já fica salvo no seu celular, até mesmo as atualizações constantes que nossa equipe editorial realiza.
Na palma das mãos ou na tela do seu computador, as rotinas do Blackbook são ideais justamente para te dar embasamento nas decisões de diagnóstico, tratamento e outras situações clínicas. O conteúdo todo baseado em evidências atuais é rico em detalhes, tanto de texto quanto de imagem, para não deixar você na dúvida.
E agora você sabe muito bem como tirar o melhor proveito dessas informações. Que tal conquistar acesso ilimitado às rotinas, medicamentos e outros conteúdos? Assine o Blackbook e ganhe 7 dias grátis!
Há mais de 20 anos desenvolvemos conteúdo de saúde prático, confiável e inovador, que orienta os colegas da área da saúde nas melhores práticas clínicas.