Ter uma vaga de residência para as áreas médica ou uni e multiprofissional será mais simples com o Enare. Entenda mais sobre o tema a partir de agora!
A residência é um período de aprendizado prático realizado após a graduação e que confere ao médico o título de especialista em determinada área. Porém, o número de vagas é limitado, um desafio a mais em seu início de carreira. Justamente para democratizar o acesso a esse programa que surgiu o Enare.
Se já conhece esse exame, mas sem muitos detalhes, ou quer entender como participar da edição atual, este conteúdo é para você. Trouxemos informações sobre o funcionamento das provas, benefícios para profissionais e datas importantes para ter atenção.
Confira o guia sobre o Enare!
O que é o Enare?
O Exame Nacional de Residência tem como intuito disponibilizar oportunidades de residência para as áreas médica, multi e uniprofissional – além de reduzir vagas ociosas. Idealizado pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh/MEC), o processo seletivo se realiza uma vez por ano desde 2020.
Os candidatos são selecionados para instituições públicas e privadas sem fins lucrativos participantes do programa. Com boas notas do Enare, os profissionais da saúde podem escolher a instituição na qual ingressar para a prática.
A primeira edição, realizada em 2020, teve mais de 4 mil inscritos. Eles disputaram 304 vagas em 8 instituições. No ano seguinte, o número de candidatos subiu para 32 mil, enquanto as posições foram para 3,2 mil em 81 instituições.
Na edição de 2022/2033, a adesão das instituições foi ainda maior, com 92 ao todo. Além disso, ficaram disponíveis 2.677 vagas para residência médica e 1.413 para residência uniprofissional e multiprofissional.
Como funciona a prova do Enare?
É a partir das notas conquistadas no Enare que o profissional da saúde concorre às vagas de residência. Em analogia, esse processo se parece com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A inscrição para o Enare é feita por meio de um formulário eletrônico no site da Ebserh e só é confirmada mediante o pagamento da taxa. Na edição 2022/2022, o prazo foi de 12/09 a 03/10, com valor de R$ 270.
O candidato pode fazer a prova em uma das capitais brasileiras ou das 23 cidades estrategicamente selecionadas no país.
São duas etapas de Enare, com caráter classificatório e eliminatório: a prova objetiva e a análise de currículo. A primeira tem peso de 90% na nota final do candidato, enquanto a segunda fica com os outros 10%. Entenda melhor a seguir!
Prova objetiva
As provas para as áreas médica e uni/multiprofissional contam com algumas diferenças:
- Residência médica: 100 questões de múltipla escolha nos temas Cirurgia Geral, Medicina Preventiva e Social, Pediatria, Clínica Médica e Obstetrícia e Ginecologia (20 de cada área);
- Residência multi e uniprofissional: 20 questões objetivas relativas às profissões da saúde e 40 específicas da carreira.
Análise de currículo
Se o candidato alcança ao menos 50% de pontos na primeira fase, tem direito a participar da análise de currículo – enviado de 18/10 a 12/11 na edição atual. Para ser aceito, vale ter atenção a algumas regras.
Por exemplo, o programa só aceita o currículo impresso em papel com timbre do órgão emissor e respectivos registros. Também deve ter as informações de identificação de instituições, órgãos expedidores e outros requisitos.
Nessa avaliação, o histórico escolar tem um grande peso, somando 40 pontos. Isso significa que contar com mais de 50% de notas 9 a 10 (ou suas variações – 90/100, A/SS etc.) já é um bom indício.
Os outros 60 pontos podem ser de até um estágio extracurricular em regime de plantão, projetos de extensão de 30h, monitorias voluntárias, entre outros. Cada uma dessas atividades tem uma pontuação máxima, que varia de 2 a 3 pontos.
Quem pode participar do processo seletivo?
Todos os profissionais da saúde que concluíram a graduação e estão regularizados nos Conselhos Profissionais de Classe podem concorrer às vagas do Enare. Contudo, as notas só valem para o ano vigente.
Ou seja, diferentemente do Enem, não é possível usar o desempenho de edições anteriores.
Vale a pena prestar o Enare?
Um dos principais benefícios do Enare é a unificação do processo seletivo para vagas de residência no país. O que ocorria anteriormente era a variação de regras, critérios, notas de corte e datas para as provas próprias de cada instituição.
Em muitos casos, o profissional precisava abdicar de um exame em detrimento de outro porque as datas das provas coincidiam. O processo seletivo reduz esses desafios – e o propósito da Ebserh é minimizá-los ainda mais nos próximos anos.
Outras vantagens do Enare são:
- Redução de custos de deslocamento e outros (hospedagem, alimentação etc.) com a realização de um exame único;
- Economia também com as taxas de inscrição de diversos exames, tendo em vista o valor único para o Enare;
- Maior número de vagas para residência;
- Melhores chances de se preparar para o exame, já que não é preciso se adaptar a diversas bancas de exames diferentes;
- Processo seletivo com mais qualidade, também pela questão de exigências padronizadas.
Como participar do Enare 2022/2023?
A edição atual do Exame Nacional de Residência será realizada no dia 6 de novembro de 2022. Se ainda não fez as inscrições, lembre que elas se encerram em breve, no dia 3 de outubro às 23h59. Então, considere estas instruções:
- Acesse o site do Enare;
- Escolha, entre as áreas (médica ou uni e multiprofissional), a qual pretende concorrer;
- Preencha com atenção o formulário de inscrição, após a leitura do edital, conferindo também os dados antes da confirmação;
- Realize o pagamento da taxa de inscrição, conforme as instruções do boleto e pronto.
Para ter um bom desempenho no Enare, reforçamos a importância da leitura do edital do programa. Esse documento conta com todas as informações que você precisa conhecer tanto sobre a realização do exame quanto dos temas a serem cobrados.
O Enare é uma oportunidade em potencial para conseguir uma vaga de residência logo após a conclusão do Ensino Superior. Para ampliar suas chances de ingressar nessa especialização o quanto antes, siga atentamente as regras de inscrição e não deixe de se preparar para o exame.
Quer uma oportunidade única de tirar dúvidas e relembrar alguns temas, principalmente de Clínica Médica e Pediatria? Então, baixe o app Blackbook para o seu celular!
Há mais de 20 anos desenvolvemos conteúdo de saúde prático, confiável e inovador, que orienta os colegas da área da saúde nas melhores práticas clínicas.