Para abrir um consultório médico, você precisará reunir a documentação necessária, fazer um plano de negócios, desenvolver uma base de pacientes, entre outras tarefas.
De acordo com a pesquisa Demografia Médica 2023, são mais 562 mil médicos no Brasil – uma razão de 2,6 profissionais para cada 1.000 habitantes. De 2000 para cá, o número de novos registros nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) quase dobrou.
Desse montante, 56,9% atuam em consultórios particulares (individuais ou compartilhados com colegas). No levantamento de 2020, o percentual de médicos que atuam dessa forma no setor privado era de 47,6%, o que demonstra uma tendência de crescimento nos últimos anos
Esses números por si refletem um sonho que muitos profissionais têm desde os primeiros anos de formação: abrir o próprio consultório médico. Mas vale reforçar que essa escolha apresenta seus desafios. Afinal, não basta nutrir o amor pela profissão e pelo atendimento ao público: é preciso considerar as consequências dessa decisão, que costumam envolver questões financeiras e pessoais.
Por exemplo, há que se pensar no tipo de atendimento prestado, se vai dividir o espaço com outros profissionais, qual o valor será investido, como conseguir as licenças para oferecer os serviços médicos, quais funcionários são essenciais para o funcionamento e assim por diante. É por isso que considerar a analisar todos os fatores contribui para uma decisão mais segura.
Se você deseja entender como abrir um consultório médico de forma planejada e com chances de sucesso, aqui está um conteúdo com bons insights:
Clique aqui para baixar o e-book
*Fonte: Demografia Médica 2020
Há mais de 20 anos desenvolvemos conteúdo de saúde prático, confiável e inovador, que orienta os colegas da área da saúde nas melhores práticas clínicas.