Atendimento a idosos
ATENÇÃO: O conteúdo a seguir foi desenvolvido para profissionais e estudantes da área da saúde. Não deve ser utilizado como fonte de consultas por pessoas leigas.

O app Blackbook tem diversas rotinas completas para tirar dúvidas e facilitar consultas durante o atendimento a idosos. Veja quais são!

A demanda pelos cuidados com idosos é alta no atendimento de atenção básica, especializada ou domiciliar. Muitas vezes, por condições de doenças degenerativas ou crônicas, demências e limitações para atividades básicas do dia a dia, surgem dúvidas no diagnóstico e tratamento desses pacientes.

Neste conteúdo, reunimos algumas das principais rotinas do app Blackbook que podem orientar o atendimento a idosos, para que não restem dúvidas nas condutas e cuidados. Confira!

1. Hipertensão

A hipertensão arterial é a doença crônica mais comum e o principal fator de risco cardiovascular. Aqui no Brasil, a prevalência da enfermidade é de 40% em pacientes de 60 a 69 anos e de 75% após os 75 anos.

É uma doença assintomática. por isso, muitos pacientes desconhecem ser hipertensos. Outros até sabem, mas não compreendem a importância do tratamento adequado ou não têm acesso a ele.

Seu diagnóstico depende da medida dos níveis pressóricos de forma periódica e frequente – sobretudo após os 55 anos e diante de outras condições (obesidade abdominal, histórico de hipertensão na família e fatores de risco cardiovascular).

Você encontra os detalhes de o que é, quando suspeitar, como confirmar e tratamento na rotina:

  • Hipertensão arterial no adulto.

2. Diabetes

A diabetes é uma doença crônica, ainda sem perspectiva de cura, que exige o controle rigoroso para evitar as complicações agudas e crônicas.

O diagnóstico é feito pela glicemia de jejum ou pela hemoglobina glicada. Inclusive, esta última é o principal parâmetro de qualidade do controle da enfermidade e para orientar o ajuste do tratamento.

Em idosos, é mais comum a diabetes tipo 2 – que, no geral, é a forma mais frequente em 90 a 95% dos casos da doença. 

Você encontra os detalhes de o que é, quando suspeitar, como confirmar e tratamento nas rotinas:

  • Diabetes no adulto;
  • Cuidados com o paciente diabético.

3. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)

Esta é uma doença inflamatória causada pela exposição crônica à fumaça, gases ou partículas, sendo o cigarro a principal delas. Mais comum a partir dos 45 anos, ela se caracteriza, sobretudo, por inflamação, hiper-reatividade brônquica e obstrução não reversível das vias aéreas após o uso de broncodilatadores.

A longo prazo, tem-se a destruição progressiva do parênquima pulmonar, com perda da elasticidade e complacência caracterizada pelo enfisema.

Quanto maior o número de maços de cigarro consumidos por dia pelo paciente, multiplicado pelos anos de tabagismo, maior o risco de desenvolvimento de DPOC.

Você encontra os detalhes de o que é, quando suspeitar, como confirmar e tratamento nas rotinas:

  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
  • Exacerbação da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

4. Depressão

Esse transtorno psiquiátrico é comum e grave. Caracteriza-se pelo estado prolongado de tristeza, desesperança, sensação de vazio, falta de energia e perda do interesse e alegria por tudo.

A depressão é frequente entre os 20 e 40 anos, mas tende a aumentar em pacientes idosos. Quando em estado mais grave, causa grande sofrimento tanto para o paciente quanto para a família.

No idoso, a depressão precisa ser tratada como se faz nos casos de hipertensão ou diabetes. Em muitos casos, o paciente resiste ao diagnóstico e apresenta queixas inespecíficas de fraqueza, desânimo, dores crônicas, entre outras.

Você encontra os detalhes de o que é, quando suspeitar, como confirmar e tratamento na rotina:

5. Mudanças comportamentais

No atendimento a idosos, há doenças e condições que levam às alterações comportamentais. É o caso de:

  • Demência – associação de distúrbios de memória com perturbações cognitivas envolvendo a linguagem, dificuldade de executar tarefas mesmo na ausência de déficits motores, dificuldade de identificar pessoas ou objetos ainda com as funções sensoriais preservadas e disfunções executivas;
  • Delirium – mudança súbitas de comportamento entre agitação e sonolência, piora na capacidade de compreensão, de hábitos alimentares, confusão, alucinações etc.;
  • Doença de Alzheimer – caracterizada pela perda lenta e progressiva da memória, acompanhada de comprometimento da linguagem e da orientação no tempo e espaço.

Você encontra os detalhes de o que é, quando suspeitar, como confirmar e tratamento na rotina:

  • Cuidados com idosos.

Vimos algumas rotinas comuns que você pode consultar para realizar um atendimento a idosos completo. Mas saiba que o app Blackbook está recheado de informações para complementar seu conhecimento e solucionar dúvidas.

Para acessar na íntegra todos os conteúdos, assine o app Blackbook e aproveite os 7 dias para usá-lo gratuitamente!