Seção de medicamentos - App Blackbook

A seção de medicamentos do app Blackbook apresenta uma curadoria de informações seguras, diretas e completas para auxiliar na tomada de decisão médica. Conheça mais!

A seção de medicamentos do app Blackbook é o espaço ideal para consultar princípios ativos e apresentações comerciais. São informações confiáveis e precisas para auxiliar as prescrições e solucionar dúvidas no dia a dia profissional.

Hoje, já são mais de 2,1 mil princípios ativos cadastrados em 23 especialidades médicas e 322 grupos terapêuticos na versão digital do Blackbook. Neste conteúdo, você verá as principais razões para ter essa seção como fonte segura e confiável de pesquisas. Confira!

1. Informações bem organizadas

No app Blackbook, os medicamentos são organizados por grupo terapêutico. Isso significa que é possível comparar formulações disponíveis para um mesmo tratamento e escolher a mais adequada.

Ao abrir um medicamento, você tem logo de cara um resumo com as principais informações sobre ele. Por exemplo, as apresentações disponíveis, disponibilidade no SUS, possibilidades de genéricos, média de preço por determinada dosagem e pontos-chave sobre suas indicações e forma de ação.

Logo abaixo, vêm os tópicos específicos para auxiliar na escolha do medicamento ideal para cada tratamento. É tudo bem visual e sintetizado, para consultas ágeis e eficientes. Veja o que encontrará em cada um deles!

Marcas e apresentações

Aqui estão diversas alternativas de marcas, laboratório e formas farmacêuticas disponíveis ou não no mercado e elencadas nas categorias regulatórias registradas na ANVISA. Em alguns casos, quando o produto não é fabricado no Brasil, descreveremos marcas importadas ou a possibilidade de manipulação.

Doses e indicações

Nesse espaço, estão as dosagens do medicamento para cada uso indicativo, divididos para adultos, crianças, adolescentes e idosos. Outras informações que podem estar presentes são doses máximas por idade ou peso, sugestões para melhor efeito, possibilidade de associação etc.

Situações especiais

As situações especiais são aquelas em que se deve ter atenção pelo histórico do paciente. Por exemplo, segurança do uso no caso de gestação e amamentação, ajustes de dose na presença de insuficiências renal ou hepática e interações medicamentosas.

Contraindicações

Já nas contraindicações, encontram-se os quadros de saúde em que não é recomendado que o paciente tome o medicamento.

Efeitos colaterais

Nos efeitos colaterais, está a lista com as principais reações adversas que ocorrem durante o tratamento, inclusive no uso prolongado de determinado princípio ativo. É um campo importante para consultar e solucionar possíveis dúvidas dos pacientes.

Uso e segurança

Esse é um dos campos mais importantes, com informações cruciais sobre:

  • Preparo e administração: armazenamento adequado, reconstituição, diluição e outras formas de preparo, validade do produto após aberto, melhor horário para administração, interação com alimentos e assim por diante;
  • Advertências e precauções: detalhes sobre a segurança na administração do princípio ativo, com cuidados adicionais, riscos (casos de retirada abrupta, tratamentos prolongados) etc.;
  • Monitoramento: dependendo do medicamento, é necessário um acompanhamento adicional do paciente, seja com parâmetros bioquímicos, seja com avaliações clínicas. Os tipos necessários, assim como o período de avaliação, serão descritos nesse campo;
  • Aconselhamento ao paciente: aquela orientação importante que não pode deixar de ser passada para o paciente, como risco de quedas, evitar dirigir, ingestão de bebida alcoólica, entre outras. 

Imagens ilustrativas do app Blackbook, com telas da seção de medicamentos.

2. Sinalização de medicamentos descontinuados

Se algum medicamento foi descontinuado e não estará disponível para o tratamento dos pacientes, o app Blackbook vai te informar disso.

Em cada grupo terapêutico, você verá os princípios ativos descontinuados ao final da lista, com a marca principal que era comercializada, mas sem informações de doses, indicações e outras. 

Mas não só isso. Na parte de marcas e apresentações, você também encontra os nomes dos medicamentos que foram descontinuados pelas suas fabricantes.

3. Comparativos de princípios ativos

Como vimos, dentro de um mesmo grupo terapêutico, é possível consultar os diversos princípios ativos disponíveis. Dessa forma, é só arrastar o card para o lado para comparar as informações mais importantes – que incluem a forma farmacêutica, a faixa de preço etc.

Em casos de haver necessidade de uma forma farmacêutica à outra, por exemplo, é fácil consultar as alternativas eficientes para o mesmo tratamento. Em vez de fazer uma nova pesquisa e perder alguns minutos localizando o princípio ativo, já tem tudo no mesmo espaço, prático e rápido!

4. Busca eficiente

A ferramenta de buscas do app Blackbook é bem completa e, na seção de medicamentos, funciona de forma versátil. Isso quer dizer que você pode procurar uma droga pelo princípio ativo, pela marca ou até pelas indicações – por exemplo, para dor, febre e assim por diante.

Então, em vez de abrir a lista de grupos terapêuticos para encontrar o medicamento de seu interesse, basta digitar uma palavra-chave no campo indicado. Ele fica bem destacado na página inicial do app. Inclusive, é a primeira coisa que você vê na parte superior da tela.

5. Isenção de informações

A Blackbook não tem vínculo nem faz parcerias com laboratórios ou empresas para priorizar ou destacar determinado medicamento. É por isso que disponibilizamos todas as marcas e fabricantes disponíveis para compra nas farmácias e drogarias do país – cabendo ao profissional escolher o que vai receitar a seus pacientes.

O que você encontra na seção de medicamentos são informações totalmente isentas e completas para tomadas de decisão conscientes. Pelas indicações, média de preços, formas farmacêuticas, entre outros, fará a escolha que melhor se adequa à realidade do seu paciente.

Para quem atua em postos de saúde e unidades de pronto atendimento, ainda consegue ver se o medicamento está disponível no SUS – outra vantagem do app.

6. Lista de medicamentos usados no Brasil

A seção de medicamentos do app Blackbook tem como base para atualização os protocolos clínicos nacionais e internacionais. Mas a prioridade é aproximar o profissional dos fármacos presentes na realidade brasileira.

Muitos medicamentos de guidelines internacionais têm formas farmacêuticas e dosagens diferentes das encontradas no Brasil. O aplicativo mostrará somente os que os profissionais podem indicar sem necessidade de adaptações ao paciente.

Para que o médico tenha maior liberdade para escolher entre as marcas, a seção de medicamentos oferece um alto número de alternativas –– como vimos, com dados de preço, reações adversas e alguns alertas para base de comparação.

Usar o app Blackbook no plantão é ter, ao mesmo tempo, apoio e autonomia para decidir qual a marca comercial será apresentada a seu paciente.

7. Links de rotinas para medicamentos

Ao navegar pelas rotinas do app Blackbook, você encontrará diversos links para a seção de medicamentos. Isso facilita as suas pesquisas e até ajuda a otimizar o seu tempo durante as consultas.

Durante o estudo de temáticas, você já terá contato com os medicamentos indicados para cada tratamento e já poderá até conferir as marcas de referência, indicações e dosagens, faixa de preço e assim por diante.

8. Possibilidade de favoritar medicamentos

Para quem costuma atender casos semelhantes e que pedem sempre os mesmos medicamentos, o Meu Blackbook é um diferencial. Ao navegar pelos princípios ativos dentro de um mesmo grupo terapêutico, é possível assinalar o de seu interesse.

Todos os conteúdos salvos vão para a sua pasta pessoal, de acesso rápido e prático. Assim, quando precisar consultar doses, por exemplo, pode encontrá-lo com mais facilidade.

9. Envio de feedback com suas percepções

Se você acessou algum tópico relacionado a determinado medicamento e não encontrou alguma informação, pode enviar um feedback para a equipe editorial do app Blackbook. Há espaço para detalhar seu comentário, inserir fontes se achar necessário e muito mais.

Você também pode aproveitar esse espaço para nos contar:

  • Se gostou da curadoria de informações;
  • Indicações de novos medicamentos;
  • Sugestões de informações para situações especiais, contraindicações, uso e segurança etc.

A sua colaboração será muito bem-vinda!

A seção de medicamentos do app Blackbook será uma excelente aliada para consultar marcas, dosagem, indicações e outras informações valiosas. Com a organização das informações e as ferramentas complementares, é possível otimizar seu dia a dia e ter ainda mais praticidade no atendimento a pacientes.

Se você ainda não conhece a nossa seção de medicamentos, baixe agora o app Blackbook! Tenha em mãos uma fonte segura e confiável para suas prescrições.